quarta-feira, 21 de setembro de 2011

LIÇÃO 13 - O PERIGO DO SACERDÓCIO SEM O RECONHECIMENTO DIVINO

Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Av. Brasil, 740 – Juiz de Fora - MG
Elaboração da Aula para os Professores da Escola Dominical
Revista: Anônimos e Atalaias de Deus
Prof. João Paulo Cruz – Classe Bereanos

Texto Áureo: “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra” (2 Tm 2.4).

Esse texto não nos impede de sermos comerciantes, de casarmos, de sairmos a compras, de trabalhar, de comer, beber, vestir-se, nada disso, até por que isso não é condenável! O texto acima se refere a prioridades. Qual é o nosso foco principal? Glorificar a Deus, servi-lo na beleza da sua santidade. Entendemos então que quando colocamos Deus em primeiro lugar todas as outras coisas são secundárias.  E quando queremos algo que possa atrapalhar a obra de Deus em nossas vidas, isso se torna irrelevante já que Deus tem primazia em nossas vidas. Aquele que quer agradar a Deus (voluntariamente) se abstém (voluntariamente) de tudo aquilo que atrapalha.  Não é a preocupação com a vida, mas a preocupação de agradar ao Senhor que o impele a agir e deixar de fazer.
  
Verdade Aplicada: Aquele que foi chamado por Deus e for fiel, terá sucesso no seu ministério e receberá o seu galardão.

Precisamos definir muito bem o que é sucesso no ministério.  Um ministério bem sucedido é aquele que glorifica o nome do Senhor Jesus Cristo.

·   Jesus em seu ministério bem sucedido recebeu açoites, perseguições e a CRUCIFICAÇÃO.
·   Paulo em seu ministério bem sucedido recebeu açoites, perseguições, prisões e ainda passava por enfermidades, sentia esbofeteado por Satanás, mas nada o inquietava, pois trazia no seu corpo as marcas de Cristo.
·   Pedro foi crucificado de cabeça para baixo (segundo a tradição).
·   Estevão morreu apedrejado.

É este tipo de sucesso que se espera hoje? Não! O que se espera hoje é ter um nome e sobrenome reconhecido, boas ofertas e agenda lotada... Mas este comportamento na Bíblia não é chamado de sucesso e sim negociantes da Palavra.

2 Co 2.17: “Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na  presença de Deus”.

Objetivos da Lição:

·   Identificar o verdadeiro chamado divino.
·   Entender que existe diferença entre o carnal e o espiritual.
·   Compreender que o verdadeiro chamado exige sacrifício.

Sacerdócio: Podemos definir o termo como uma classe especial escolhida para ministrarem a Deus no lugar do povo. Possuíam privilégios que o resto do povo não possuía. Uma aproximação com Deus que era peculiar a quem estivesse nessa posição. Tinham autoridade e responsabilidade que não eram dadas ao povo que representavam. O sacerdócio representa a comunhão mantida com Deus. “Todavia, na cruz, uma mudança radical foi feita. Essa época de sacerdotalismo medianeiro humano cessou e uma época nova foi inaugurada. O sacerdócio arônico cessou e o cristianismo começou. Isso foi simbolizado por duas ações: A primeira foi quando o sumo sacerdote rasgou as suas vestes (Mt 26.65) algo contra a lei (Lv 21.10), marcando assim o fim do sacerdócio humano, e, a segunda foi quando o véu do Tabernáculo rasgou de cima para baixo (Mt 27.51), marcando assim que a barreira entre a presença de Deus e o seu povo não existe mais”.

Textos de Referência: Jz 17.7-10

Mica interpretou como sinal do favor de Deus para ele e suas imagens a chegada de um levita a sua porta. Deste modo, os que se comprazem em seus enganos, se a providência traz inesperadamente a suas mãos algo que os adentra ainda mais em seu mau caminho, são dados a pensar que Deus está comprazido com eles.

Introdução

Lc 10.2: “E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara”.

Toda pessoa cheia de culpa está caminhando para o dia da morte e juízo final. É só ler um jornal, revista ou assistir a um noticiário que percebemos uma grande carência e necessidade de trabalho evangelístico para suprir essa carência. Jesus compara essa necessidade ao trabalho árduo de uma lavoura que precisa ser colhida. As multidões são chamadas de “seara”, o campo extenso que precisa de atenção imediata, pois já está maduro.  Essa “seara” não é exclusivamente referente à casa de Israel (Mt 10.6), mas também uma referência a todos aqueles que podem ser alcançados pelo evangelho.

Mc 16.15-16: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

Mt 28.18-20: Chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

Jesus chama a atenção dos discípulos para o contraste sobre o grande número de pessoas que constituía a seara e o número escasso de trabalhadores que deve tentar ajuntá-lo nela. Há um ponto que merece nossa atenção e destaque. Jesus instrui os discípulos que roguem a Deus obreiros para a obra. Jesus não disse para escolherem obreiros, Jesus não pediu que eles se lançassem a nomear obreiros, mas sim “para rogarem”! Pedi ao Dono da obra, homens e mulheres valorosos para trabalhar na tão grande seara. Obreiros chamados por Deus, homens e mulheres escolhidos e nomeados (Jo 15.16) que sabem que a obra é árdua, mas trazem em sua consciência que são chamados de Deus para essa obra. Precisamos viver essa instrução de Jesus e orarmos para Deus manter os obreiros que Ele mesmo escolheu para nos rebanhar e pedir para levantar a nova geração para dar continuidade nesta tão grande obra.

1. O cenário histórico

O cenário que encontramos no tempo dos juízes não é muito diferente de nossos dias atuais: “Cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6; 21.25). No livro de juízes podemos fazer a seguinte divisão: Capítulo 1-16: Ordem cronológica. Capítulo 17-21: Revelam os baixos padrões morais, as práticas religiosas corrompidas e a ordem social caótica de Israel durante o período dos juízes. Essa situação destaca o resultado de que quando Deus e sua Palavra (seus princípios e padrões morais) são abandonados, todos tendem a se destruir.
A rejeição a vontade do Senhor resulta em destruição, dor e morte.  O interessante é que essas pessoas faziam conforme o seu coração, conforme o que parecia certo aos seus olhos, mas os cristãos não podem viver assim, não vivemos conforme achamos certo, ou conforme dá certo, vivemos em obediência a Palavra de Deus.

Vamos destacar algumas palavras citadas pelo comentarista:

·   Apostasia: (apostasia - grego) aparece duas vezes no NT como substantivo. Em Hb 3.12 aparece como verbo (grego – aphistemi, traduzido por apartar).  Pode ser traduzido como separação da verdade, decair, abandonar.

At 21.21: “E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei”.
 
2 Ts 2.3: “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”.

Hb 3.12: “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”.

·   Vazio Espiritual: Quando não se está vivendo segundo a vontade de Deus, realmente se está vazio. Vazio da comunhão com Deus, vazio de ouvir a voz de Deus, vazio de ver Deus guiando cada um de nossos passos.
·   Impiedade: Uma injustiça (especialmente moral) - Iniqüidade, maldade, perversidade. Substantivo que significa falta de retidão, algo oposto ao caráter de Deus. 

Sl 5.4: “Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal”.

Sl 84.10: Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios”.

·   Carnalidade: Carnal é aquela pessoa que vive segundo os próprios desejos de sua natureza. Um dos significados para carne no NT é sede dos desejos, das paixões pecadoras e interesses sejam físicos ou morais.

Rm 7.5: “Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte”.

1 Jo 2.16: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.

Ef 2.3: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. 

1.1 Aqueles que peregrinavam

Juízes 21.25 nos diz que nos dias de juízes não havia rei em Israel, porém o maior problema não era uma vida sem um poder humano centralizado e sim um povo que não tinha a vida centralizada em Deus. Além de não possuírem um rei que governasse humanamente (apesar de que todas as autoridades são instituídas por Deus), os sacerdotes haviam virado as costas para Deus.
Com relação aos sacerdotes é importante esclarecer que todo sacerdote é um levita (tribo de Levi), mas nem todo levita era um sacerdote, somente aqueles da descendência de Arão. A tribo de Levi não possuía herança entre as demais tribos, mas possuía lugar para habitar e criar seus gados.

Js 14.3-4: “Porquanto às duas tribos e à meia tribo já dera Moisés herança além do Jordão; mas aos levitas não tinha dado herança entre eles. Porque os filhos de José eram duas tribos, Manassés e Efraim, e aos levitas não se deu herança na terra, se não cidades em que habitassem, e os seus arrabaldes para seu gado e para seus bens”. 

Quais eram as funções de um levita? Levi teve três filhos: Gérson, Coate e Merari. O trabalho dos levitas foi distribuído de acordo com suas famílias:

·   A família de Gerson era responsável por carregar e montar as cortinas do pátio externo do Tabernáculo, as coberturas do Tabernáculo, a cortina da porta do santuário, a cortina da porta do pátio externo, juntamente com todas as cordas e fixadores que seguravam estas cortinas (Nm 3.25-26).
·   A família de Merari era responsável por carregar e montar as tábuas, as travessas, as colunas e bases do pátio externo (Nm 3.36-37).
·   A família de Coate era responsável pelo transporte da arca da aliança, do véu, do altar de Incenso, do castiçal, da mesa dos pães, da pia e do altar de holocausto juntamente com todos os utensílios do santuário (Nm 3.31).

Quando lemos nosso texto de referência entendemos uma troca de conveniências: Mica queria um sacerdote por ser religioso e o jovem levita queria mordomia, comodidade, facilidade. Como o povo havia “esquecido” de suas obrigações para com o Tabernáculo, o levita resolveu peregrinar para encontrar seus benefícios próprios.  Não confiou na providência divina, se esqueceu do Deus que alimentou o povo do deserto com maná!
Hoje nossa situação não é muito diferente, pessoas não querem esperar o tempo de Deus. Preferem peregrinar para ver quem dá mais. Alguns já se sentem no direito de requerer seus ministérios, outros se auto-intitulam, ainda tem aqueles que usam a famosa frase tão conhecida entre os nossos irmãos: “meu tempo aqui acabou” ou mesmo “aqui meu ministério não vai crescer”’. Tudo isso podemos em resumir com o versículo do começo deste tópico, “cada um faz o que parece bem aos seus olhos”.

1.2 Aqueles que não sabiam a quem servir

“Mica tinha certo respeito a Jeová”. Mica era religioso como a cidade de Atenas, que possuía um altar até para o Deus desconhecido (At 17.13).
Uma dificuldade levantada neste tópico é a oscilação de pensamento. Devemos estar firmes em Cristo Jesus. Convictos de nossa chamada, sabendo a quem servir e como servir. E o mais importante como é Aquele que servimos, por isso se faz necessário o estudo sistemático e devocional das Sagradas Escrituras.

Tg 4.4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

2 Tm 3.4: Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus”.

2 Tm 4.10: “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia”.
                                                                                                     
1.3 Aqueles que não conheciam o Senhor

Jz 2.10: “E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel”.

Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal podemos colocar o panorama histórico do livro de Juízes da seguinte maneira:

1.  A nova geração desvia-se do voto de fidelidade de seus pais e deixa de andar em comunhão pessoal com o Senhor.
2.  Esse pecado leva a nova geração a conformar-se com os modos de vida e os valores culturais ao derredor, o que resulta em apostasia geral.
3.  Condenação divina cai sobre Israel em forma de opressão e escravidão da parte de seus inimigos.
4.  Os israelitas clamam a Deus.
5.  Deus levanta um líder cheio do Espírito de Deus como libertador para livrar os israelitas.

O grande perigo é perder a fidelidade a Deus. A cada geração que se levanta é necessário o ensinamento sobre Deus e seu Filho Jesus Cristo.  A igreja precisa sempre se lembrar da morte de Cristo pelos nossos pecados e sobre o arrebatamento. Talvez esses dois temas estejam sufocados devidos tantos “avivamentos” e “prosperidade”. Quando o povo deixa de conhecer a Deus e a necessidade de ser fiel, ele passa a ser levado pela apostasia, o abandono da verdadeira fé.

Sl 95.10: “Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos”.

Os 4.6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

Jo 8.32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

2. A história de Mica

Jz 17.1-5: “E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica. O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do Senhor seja meu filho. Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar. Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica. E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote”.

Ex 20.3-5: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.

2.1 Mica era um ladrão

Mica ao roubar sua mãe mostra que não levava em conta o decálogo, pois transgrediu dois mandamentos de uma vez: Além de roubar, roubou a própria mãe.

1 Co 6.9,10: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.

1 Pe 4.15: “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios”.

Ex 20.12: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Ef 6.2: Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa”.

Mica representa aquele que deseja o Senhor, mas por motivos errados, querem a benção, mas não o abençoador, querem ver a mãos de Deus, mas jamais a sua face. Querem o Cristo que ama, mas não o que corrige. Querem ir além, mas não fazem nada por isso. Que possamos orar para que jamais sejamos levados por esse tipo de situação.

2.2 Mica, um homem idólatra e precipitado

At 17.16: “E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria”.

1 Co 10.14: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”.

Cl 3.5: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”.

1 Tm 5.22: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”.

2.3 Mica, um homem sem discernimento e supersticioso

Devemos tomar cuidado com os oportunistas. A aparência engana! Quem você está levando para pregar em sua congregação ou igreja? Quem está cantando ou dando testemunhos? Precisamos estar atentos; em nosso tempo presente, estamos com muitos aventureiros aproveitando a boa fé dos irmãos, por isso precisamos orar pedindo a Deus discernimento espiritual.

1 Jo 4.1: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.

Mt 7.21-23: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

3. A falta de comprometimento com Deus

 “Muitos parecem colocar seus interesses em primeiro lugar”. O que está acontecendo é o que chamamos de inversão de valores. O culto e os louvores são antropocêntricos, faz-se de tudo para atrair e agradar ao homem, sendo que na verdade somos feitos para agradar e glorificar ao nome do Senhor.

Mt 6.33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Rm 11.36: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

Mt 6.21: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.

Aquele que está envolvido com a Palavra provavelmente estará comprometido, não podemos ser apenas estudantes e conhecedores, mas sim praticante daquilo que as Sagradas Escrituras nos ensinam:

Sl 119.9: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra”.

Jo 15.3: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”.

3.1 Saiu a buscar oportunidade

“Um homem de Deus deve aprender esperar no Senhor”. 

Sl 118.8: “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”.

Sl 27.14: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor”.

Sl 37.34: “Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados”.

3.2 Aceitou a facilidade

Ec 7.8: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito”.

3.3 Ficou onde era cômodo

Devemos guardar o nosso coração de toda inquietação e esperar Deus agir, não devemos procurar soluções sem que estejamos na direção de Deus e até mesmo contrario a sua Palavra.

Sl 119.12: “Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim”.

Pv 4.23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

Ec 8.5: “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo”.

4. Conseqüências do sacerdócio sem Deus

1.  Fez suas obrigações em casa – Jz 18.2,3: E enviaram os filhos de Dã, da sua tribo, cinco homens dentre eles, homens valorosos, de Zorá e de Estaol, a espiar e reconhecer a terra, e lhes disseram: Ide, reconhecei a terra. E chegaram à montanha de Efraim, até à casa de Mica, e passaram ali a noite. E quando eles estavam junto da casa de Mica, reconheceram a voz do moço, do levita; e dirigindo-se para lá, lhe disseram: Quem te trouxe aqui? Que fazes aqui? E que é que tens aqui?”
2.  Tinha consigo ídolos –  Jz 18.18-20: Entrando eles, pois, em casa de Mica, e tomando a imagem de escultura, e o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, disse-lhes o sacerdote: Que estais fazendo? E eles lhe disseram: Cala-te, põe a mão na boca, e vem conosco, e sê-nos por pai e sacerdote. É melhor ser sacerdote da casa de um só homem, do que ser sacerdote de uma tribo e de uma família em Israel? Então alegrou-se o coração do sacerdote, e tomou o éfode, e os terafins, e a imagem de escultura; e entrou no meio do povo”.
3.  Falava que agia em nome de Deus – Jz 18.5,6: Então lhe disseram: Consulta a Deus, para que possamos saber se prosperará o caminho que seguimos. E disse-lhes o sacerdote: Ide em paz; o caminho que seguis está perante o Senhor”.
4.  Mercadejou o ministério – Jz 17.10: Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou”.

Estas mesmas características denunciam obreiros que não são chamados por Deus. A chamada de Deus é santa e Ele não erra, sabe em quem pode confiar e a quem dar responsabilidades em sua obra. E esse perfil acima não caracteriza homens e mulheres que são chamados por Deus para o santo ministério.

4.1 O perigo da banalização (Jz 18.4-6)

Jz 1.34,35: “E os amorreus impeliram os filhos de Dã até às montanhas; porque nem os deixavam descer ao vale. Também os amorreus quiseram habitar nas montanhas de Heres, em Aijalom e em Saalbim; porém prevaleceu a mão da casa de José, e ficaram tributários”.

Jz 18.1: “Naqueles dias não havia rei em Israel; e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte sua herança”.

4.2 O perigo de não distinguir entre o santo e o profano (Jz 18.20,24)

Alguns nomes de igrejas descritos abaixo mostram a banalização da fé cristã nos dias atuais:

CONGREGAÇÃO ANTI-BLASFÊMIAS
IGREJA EVANGÉLICA ABOMINAÇÃO À VIDA TORTA
IGREJA EXPLOSÃO DA FÉ
CRUZADA DE EMOÇÕES
IGREJA C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
IGREJA ACEITA A JESUS
COMUNIDADE ARQUEIROS DE CRISTO
IGREJA AUTOMOTIVA DO FOGO SAGRADO
ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA FIEL ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA
IGREJA FILHO DO VARÃO
IGREJA DEKANTHALABASSI
IGREJA DOS BONS ARTIFÍCIOS
IGREJA CRISTO É SHOW
IGREJA DE DEUS DA PROFECIA NO BRASIL E AMÉRICA DO SUL
IGREJA DO MANTO BRANCO
IGREJA E.T.Q.B. (Eu Também Quero a Bênção)
IGREJA EVANGÉLICA FLORZINHA DE JESUS
IGREJA EVANGÉLICA ADÃO É O HOMEM
IGREJA EVANGÉLICA BATISTA BARRANCO SAGRADO
IGREJA PENTECOSTAL JESUS VEM, VOCÊ FICA
IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL CUSPE DE CRISTO
IGREJA PENTECOSTAL PLANETA CRISTO
IGREJA DO TRANCE DIVINO
IGREJA DO SÉTIMO GOLE!
IGREJA TRYBO CÓSMIKA
IGREJA OLIMPÍADA BÍBLICA

4.3 O perigo de proceder como um mercenário (Jz 18.19)

Banalizar é Transformar "valores" caros em algo comum e sem importância. É pegar aquilo que é santo e torná-lo comum como aconteceu nos tempos de Daniel.
Que possamos meditar nas palavras com as quais o apóstolo Paulo nos alertou:

2 Co 11.4: “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes com razão o sofrereis”.

Gl 1.8: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.

Conclusão:

Vamos terminar este trimestre refletindo nesta confissão puritana:

Orações Puritanas: 1 - Confissão e Petição
Autor Desconhecido

Santo Senhor, pequei vezes sem conta, e sou culpado de orgulho e incredulidade, de fracasso em encontrar Tua mente em Tua Palavra, de negligência em Te buscar em minha vida diária. Minhas transgressões e falhas apresentam-me com uma lista de acusações, mas eu Te louvo porque elas não se levantarão contra mim, pois tudo foi posto em Cristo. Continua subjugando minhas corrupções e concede-me graça para viver acima delas. Não permitas que as paixões da minha carne nem as cobiças da minha mente tragam meu espírito sob sujeição, mas reina Tu sobre mim em liberdade e poder.
Eu Te agradeço porque muitas de minhas orações foram rejeitadas. Pedi mal e não tive, orei a partir de cobiças e fui rejeitado, ansiei pelo Egito e recebi um deserto. Conduz em frente Teu trabalho paciente, respondendo "não" para minhas orações equivocadas, e ajustando-me para aceitar que assim seja. Purifica-me de todo falso desejo, toda aspiração indigna, tudo que é contrário à Tua lei. Eu Te agradeço por Tua sabedoria e Teu amor, por todos os atos de disciplina aos quais estou sujeito, pelas vezes em que me pões na fornalha para refinar meu ouro e remover minha escória.
Nenhuma provação é tão difícil de suportar quanto o senso de pecado. Se Tu vieres a me dar a opção entre viver em prazer e manter meus pecados ou tê-los queimados em meio a provações, concede-me a santificadora aflição. Livra-me de todo mau hábito, toda acumulação de pecados pregressos, tudo o que escurece o brilho da Tua graça em mim, tudo o que me previne de deleitar-me em Ti. Então eu Te bendirei, Deus de Jeshurun, por me ajudar a ser reto.

Nota do Tradutor: Jeshurun - termo hebraico que aparece na versão King James em Deuteronômio 32 e 33. Pode referir-se a Israel ou mais abrangentemente a Cristo. Na versão de Almeida costuma ser traduzido por "meu amado", ou "povo amado". A referência na oração é uma citação direta de Deuteronômio 33:26 - "Não há nenhum outro como o Deus de Jeshurun..."

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE DIZER QUE ESSES ESTUDOS TEM ME AJUDADO MUITO
QUE PENA QUE SÃO POSTADOS SÓ NAS SEXTAS , SE FOSSEM POSTADOS ANTES DARIA PARA APROVEITAR MAIS

Anônimo disse...

CONCORDO IRMÃO.

Inacio Jose Santos disse...

Que deus te abenções irmã Magda e continue a te dar esta sabedoria impar dentro da palavra... Este material tem me ajudado muito nos ensinos da EBF da minha Igreja, impulsionando melhor o aprendizado e melhoria nas frequencias dos alunos...